Notícias
CURSINHO PRÓ-ENEM DA UFPB EM BANANEIRAS TEM ATIVIDADES INICIADAS COM 376 PARTICIPANTES
Nesta última segunda-feira (03/04/2017) foram iniciadas as atividades do Projeto de Extensão: Inclusão Social de Alunos de Escolas Publicas Cursinho Preparatório PRO-ENEM do CCHSA UFPB. A solenidade de abertura e aula Inaugural 2017 contou com de 376 novos estudantes selecionados e mais de 50 integrantes entre professores e apoio técnicos, entre bolsistas e voluntários envolvidos, professores técnicos administrativos da UFPB e autoridades municipais. A mesa diretora foi composta pelo Professor Dr. Marcos Barros de Medeiros, Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Agrárias a Distância da UEAD/UFPB, Coordenador do Cursinho Pro-ENEM e representando a Magnífica Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Profa. Dra. Margareth de Fatima Formiga Melo Diniz; Pelas Prefeitas Gilene Cândido de Borborema – PB, Joyce Renaly Félix de Duas Estradas-PB; a Promotora Dr. Ana Maria Pordeus Gadelha, representando o Ministério Público da Comarca de Bananeiras; os Vice Prefeitos Augusto Carlos Aragão Filho de Bananeiras e Maria da Luz dos santos Lima de Riachão-PB e dos Secretários de Educação: Genival Azerêdo (Bananeiras) e Janileide Gomes (Borborema), do Sr. Dorgival Pereira Lima, Chefe de Gabinete de Borborema e pelo Prof. Iran Oliveira, Diretor da Escola Maria Aparecida Gomes de Souza, representando a gestão municipal de Cacimba de Dentro - PB. Houve participação fundamental, também, das Professoras Dra. Jussara Ellen de Morais Frazão e Aiene Fernandes Rebouças, Coordenadoras e vice dos Cursos de Graduação em Ciências Agrárias da UFPB e UEAD UFPB; Prof. Dr. Alex da Silva Barbosa, Coordenador de Ensino do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros CAVN/UFPB e de Maísa da Conceição Santos, Licenciada em Ciências Agrárias pela UFPB Virtual e Coordenadora Pedagógica do Cursinho Pro-ENEM. Foram ainda registradas as presenças de professores e técnicos administrativos do CCHSA e da Servidora da UFERSA Alexsandra Andrade, que colaborou no apoio operacional. Após falas calorosas, foi realizada uma palestra sobre “os avanços nos 11 anos do cursinho Pro-ENEM UFPB – Bananeiras: uma história de sucesso”, proferida pelo coordenador do Projeto, Marcos Barros de Medeiros.
Segundo o professor Marcos Barros de Medeiros, coordenador do projeto “esses resultados são frutos de um trabalho incansável desenvolvido durante 11 anos de conquistas e que não para de crescer, visando a realização da ascensão social e profissional de centenas de jovens e adultos de toda a Paraíba e adjacências; também do forte compromisso, empenho e dedicação da equipe técnica, esta, criteriosamente selecionada pelo crivo rigoroso de bancas examinadoras de professores do CCHSA abnegados colaboradores deste projeto e pelo entusiasmo dos alunos envolvidos no foco de ingressarem numa universidade publica. Este ano, vamos expandir a extensão universitária deste cursinho Pro-ENEM 2017 da UFPB Campus de Bananeiras aos 20 municípios, por meio de aulões aos sábados”.
“Digo sem medo de errar que talvez esse seja um dos maiores projetos de extensão da universidade e com maior longevidade. É muito difícil realizar um projeto de extensão e fazê-lo durar 11 anos. E uma demonstração de perseverança e persistência e por si já demonstra a seriedade desse projeto e que veio pra ficar”, afirmou o Prof. Genival Azeredo Secretario de Educação de bananeiras.
O projeto, que em anos anteriores teve auxílio do Programa de Apoio a Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), entre 2013 e 2017 contou com o auxilio financeiro da Reitoria da UFPB e já beneficiou diretamente mais de 3.320 estudantes e suas famílias de 20 municípios das microrregiões do Curimataú ocidental, Brejo e Piemonte da Borborema. O projeto que conta com recursos e auxilio financeiro a estudantes concedidos pela Reitoria da UFPB, compromisso reafirmado pela Reitora Margareth Diniz, em sua segunda gestão (2017-2020). O projeto recebe ainda contrapartida dos municípios beneficiados com transporte escolar e este ano com fardamento custeado pelas prefeituras. Conta ainda com apoio e bolsas do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB) e bolsa-auxilio concedida pela Direção do CCHSA. O projeto tem ainda apoio e infraestrutura do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), órgão interveniente que assegura a reprodução de material didático.
Em 2007 iniciou com 90 vagas e ao longo do tempo esse numero tem crescido com a grande demanda e procura dos municípios. Em 2017 o projeto oferece 350 vagas (6 turmas) para 26 semanas de aulas preparatórias Pró-ENEM, iniciadas nesta terça-feira (04). Este ano contará com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tendo sido anunciado pelo Pró-reitor de Extensão Prof. Orlando Vilar a premiação dos 10 melhores alunos com uma comenda e medalha de honra, a editoração dos materiais didáticos pela PRAC UFPB e a realização mensal de eventos socioculturais e de educação popular tais como apresentações de atrações de danças, teatro, teatro de bonecos, literatura de cordel e musica;
O cursinho contará este ano com uma semana alusiva aos festejos de 11 anos que ocorrerão por ocasião das festas julinas, realizadas no mês de julho, em paralelo durante a programação dos caminhos do frio de Bananeiras.