Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Servidor técnico-administrativo da UFPB admitido para capacitação no Japão
conteúdo

Notícias

Servidor técnico-administrativo da UFPB admitido para capacitação no Japão

publicado: 11/04/2025 15h35, última modificação: 15/04/2025 09h19

https://www.ufpb.br/aci/contents/documentos/arquivos-de-noticias-publicadas/monge-budista-800x600.jpeg

O funcionário técnico-administrativo Ivonaldo Correia Dantas foi admitido para desempenhar atividades de capacitação por um ano no Japão. Seu projeto prevê aprofundar-se em estudos religiosos budistas, estudar a língua japonesa nas suas vertentes moderna e antiga, e concluir sua formação como monge budista.

O servidor, que é doutor em Filosofia pela UFPB, já atua na área de Ciências das Religiões orientando pesquisas sobre cristianismo primitivo e auxiliando professores em aulas sobre religiões orientais. Ivonaldo afirma que “o conhecimento adquirido durante essa estada no Japão beneficiará o campo das Ciências das Religiões na UFPB, pois deverá abrir novos caminhos para os estudos desempenhados dentro do nosso Programa de Pós-Graduação”.

Durante sua viagem, Ivonaldo realizará o treinamento ango no Templo Kasuisai, o quarto maior centro de treinamento da linha budista Sotozen no mundo, localizado na cidade de Fukuroi, província de Shizuoka. Nesse curso, ele aprenderá sobre todas as cerimônias das mudanças de estações do ano japonês e todos os aspectos culturais relacionados. O treinamento é necessário para a conclusão de sua formação de monge e inclui sessões de meditação e a manutenção do silêncio. Enquanto estiver no mosteiro, o monge não terá comunicação com o mundo externo e não poderá fazer uso de equipamentos eletrônicos.

Segundo a coordenadora de estudos asiáticos do InELC (Instituto de Línguas Estrangeiras e Culturas), Ana Berenice Martorelli, “esse tipo de oportunidade é ótima para produzir mais especialistas que atuem na UFPB. Além disso, em 2025 se comemoram 130 anos de relações diplomáticas do Brasil com o Japão, o que mostra a relevância daquele país nas relações com o Brasil; portanto, é muito importante contarmos com profissionais no nosso quadro que possuam conhecimento profundo sobre o Japão”.

 

 

--------

Mariana Araújo (estagiária 2024.2)