Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > PRPG publica edital de seleção de bolsistas na UFPB para Doutorado Sanduíche no Exterior
conteúdo

Notícias

PRPG publica edital de seleção de bolsistas na UFPB para Doutorado Sanduíche no Exterior

publicado: 03/01/2020 18h35, última modificação: 03/09/2025 18h24
São 46 bolsas para a instituição, ofertadas por meio do programa da Capes

PRPG publica edital de seleção de bolsistas na UFPB para Doutorado Sanduíche no Exterior

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou uma Chamada Interna para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), ano 2026. Estão sendo ofertadas 46 bolsas – uma para cada Programa de Pós-Graduação da UFPB com curso de doutorado – em uma chamada vinculada ao Edital 17/2025, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior.

Podem concorrer à Chamada Interna estudantes da UFPB regularmente matriculados em cursos de doutorado – acadêmico ou profissional – que possuam nota igual ou superior a quatro na avaliação mais recente da Capes.

A seleção interna dos estudantes será realizada pelos próprios Programas de Pós-Graduação da UFPB, por meio de duas convocatórias – para início das atividades do bolsista no primeiro semestre de 2026 ou no segundo semestre do mesmo ano – de acordo com os cronogramas estabelecidos pela Capes.

O prazo para seleção dos bolsistas da primeira convocação é o dia 30 de setembro. Após essa fase de escolha dos candidatos, os selecionados devem se inscrever no sistema da Capes, até o dia 7 de outubro. Mais informações sobre as regras para participação e os cronogramas estão disponíveis na Chamada Interna divulgada pela PRPG.

Os estudantes do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior têm direito a um apoio financeiro – de responsabilidade da Capes – que inclui, além da bolsa – valor que varia de acordo com a moeda do país de destino –, auxílio deslocamento, auxílio instalação; seguro-saúde; e adicional de localidade, se for o caso.

Os doutorandos selecionados para intercâmbio no exterior assumem o compromisso de retornarem ao Brasil após o encerramento da bolsa, para defesa da tese.

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Freepik