Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB firma acordo de cooperação técnica com grupo Escoteiro Amary 147 PB
conteúdo

Notícias

UFPB firma acordo de cooperação técnica com grupo Escoteiro Amary 147 PB

publicado: 05/11/2024 15h30, última modificação: 05/11/2024 15h33
Estabelecimento da cooperação ocorreu na data em que o movimento escoteiro brasileiro celebrou seu centenário

Foto: Lucas Andrade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Grupo Escoteiro Amary 147 PB assinaram, na segunda-feira (4), um acordo de cooperação técnica.  A assinatura do documento foi feita pelo Reitor Valdiney Gouveia e contou com a presença da Vice-Reitora, professora Liana Filgueira, do Chefe do Gabinete da Reitoria, professor Pablo Nogueira, e do Assessor Especial do Reitor, Oriel Farias.

O acordo entre a UFPB e o grupo regional de escotismo tem um caráter especial, uma vez que foi firmado na data em que a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), sociedade que fundou o movimento no país, celebrou seu centenário. 

No termo pactuado pelas partes, a UFPB se comprometerá em apoiar, internamente, a promoção de atividades escoteiras, em geral, aos finais de semana; já o Grupo Escoteiro Amary 147 PB promoverá atividades com o intuito de incentivar a participação da comunidade acadêmica e do público externo no movimento escoteiro, que, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, contribui para proporcionar aos jovens desenvolvimento pessoal em diferentes áreas. 

Atualmente, o Grupo Escoteiro Amary 147 PB conta com 87 membros, que se dedicam a promover os valores e práticas do escotismo, incentivando o desenvolvimento de habilidades essenciais como liderança, trabalho em equipe e responsabilidade social. Com atividades que vão além da sala de aula, o grupo busca contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, estimulando a conexão com a natureza e o respeito ao próximo.

A diretora-presidente do Grupo Escoteiro Amary 147 PB, Cláudia Cunha, que também é docente do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), ressaltou a importância do acordo. Segundo ela, a partir da formalização da cooperação, tanto a UFPB como o Amary têm a possibilidade ainda maior de realizar atividades e projetos em parceria, incentivando o ambiente acadêmico também como um espaço para a prática do escotismo e reforçando o papel educacional do maior movimento de educação não formal da juventude.

Além da diretora-presidente, representaram o grupo escoteiro, no ato de formalização da parceria, os chefes escoteiros Adriano Cavalcante, Alex Carneiro, Angélica Mota, Carla Figueiroa, Jessyana Karla, Lucila Ferraz e Thiago Chaves.

Mais informações do Grupo Escoteiro Amary 147 PB em @escoteirosamary.

* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Vinicius Vieira
Fotos: Lucas Andrade
Ascom/UFPB