Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Semana da Educação Inclusiva no EBTT promove oficinas e seminário nas escolas vinculadas à UFPB
conteúdo

Notícias

Semana da Educação Inclusiva no EBTT promove oficinas e seminário nas escolas vinculadas à UFPB

publicado: 03/11/2025 16h51, última modificação: 03/11/2025 16h51
Evento reúne docentes, estudantes e profissionais da educação para discutir práticas inclusivas na rede de ensino básico, técnico e tecnológico

0311202510.png

A Superintendência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, de 4 a 7 de novembro, a Semana da Educação Inclusiva na EBTT (Educação Básica, Técnica e Tecnológica), com uma programação voltada ao debate e à construção de práticas pedagógicas voltadas à inclusão. As atividades acontecem em formato de oficinas, realizadas no Colégio de Aplicação (CAp-EBAS), no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e na Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS). Também haverá um seminário reunindo toda a comunidade escolar. 

A programação tem início no dia 4 de novembro, no CAp-EBAS, com a oficina “Diálogos inclusivos entre a Educação Especial e o contexto da classe comum: A Educação Infantil e os anos iniciais em foco”, que abordará os desafios da inclusão desde os primeiros anos da vida escolar.

No dia 5 de novembro, ocorre o I Encontro de Educação Inclusiva no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na UFPB, no auditório da Superintendência de Educação a Distância  (SEAD), reunindo professores, gestores e pesquisadores para discutir políticas e experiências de inclusão nas diferentes etapas de ensino.

A programação segue no dia 6, com a oficina a ser realizada no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras, sob o tema “Diálogos inclusivos entre a Educação Especial e o contexto da classe comum: Considerando as especificidades de um Colégio Agrícola”, destacando as práticas voltadas à educação do campo e à formação técnica.

Encerrando a semana, no dia 7 de novembro, a Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS) sedia a oficina “Diálogos inclusivos entre a Educação Especial e o contexto da classe comum: Pensando a formação profissional e a transição para o mundo do trabalho”, que tratará da inclusão de estudantes com deficiência nos cursos técnicos e de sua inserção no mundo do trabalho.

As inscrições podem ser feitas através da página do evento ou da página do Sigaa, onde também é possível obter mais informações.

A Semana da Educação Inclusiva do EBTT busca fortalecer o compromisso da UFPB com uma educação democrática, acessível e comprometida com a diversidade. 

* * *
Texto: Hugo Bispo
Foto: Divulgação/SEBTT-UFPB
Ascom/UFPB