Notícias
Tecnologias de exceção e guerra cibernética: o caso de Israel é tema de palestra na UFPB
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no próximo dia 26 de setembro, a palestra “Tecnologias de exceção e guerra cibernética: o caso de Israel”, ministrada pela professora Maísa Martorano, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento acontece às 14h30, no Multimídia C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I, de João Pessoa, com oferta de 40 vagas.
A atividade aborda o contexto da guerra cibernética (cyberwarfare) e os dispositivos de dominação característicos do século XXI, com destaque para o caso da ascensão de Israel. A partir de uma perspectiva anticolonial, a palestra discute a noção de “tecnologias de exceção”, articulando os conceitos de soberania e decisão política presentes nas reflexões de Michel Foucault e Giorgio Agamben, como chave para interpretar as condições tecnopolíticas contemporâneas.
A palestrante Maísa Martorano é doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência nas áreas de Ética e Filosofia Política. Suas pesquisas recentes investigam a insurgência do hackerativismo, as formas de resistência e o impacto das tecnologias da informação e das redes sociais sobre as democracias.
O debate contará ainda com a participação do professor Hélio Ázara, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A coordenação da atividade é da professora Luciana Aliaga, do Departamento de Ciências Sociais da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI).
Aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e à comunidade acadêmica em geral, o evento se alinha ao objetivo da UFPB de fomentar a reflexão crítica sobre temas atuais e relevantes para a sociedade contemporânea.
Inscrições gratuitas e mais informações podem ser consultadas no SIGAA.