Notícias
SIGov UFPB: tecnologia a serviço da gestão universitária baseada em dados
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), desenvolveu o Sistema de Inteligência e Governança de Dados (SIGov UFPB), uma plataforma inovadora projetada para apoiar a gestão universitária.
A plataforma integra dados institucionais de diversas áreas, como financeira, acadêmica, de gestão de pessoas, e de infraestrutura, disponibilizando-os de forma interativa e acessível para gestores, servidores, alunos, sociedade e órgãos de controle. O acesso foi disponibilizado no mês de julho.
A ferramenta permite acompanhar indicadores institucionais relacionados ao planejamento e ao cumprimento de metas, além de dados monitorados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), informações sobre egressos, servidores, bem-estar e clima organizacional, projetos e recursos da universidade, além de dados ligados à transparência e à prestação de contas.
Um dos destaques é o painel "UFPB em Números", que mostra, por exemplo, que a comunidade acadêmica atual é composta por 44.992 pessoas. É possível verificar quantos são alunos, servidores ou terceirizados; quantos estudantes estão em fase de conclusão de curso; quantos projetos de ensino, pesquisa, extensão e bolsas estão ativos; além de dados sobre assistência estudantil e o percentual de execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre outros.
No painel "Dados Básicos da Graduação", o usuário pode consultar informações como o número de matrículas e trancamentos de curso, com dados desde 2010. Já no painel de monitoramento de emendas parlamentares, a comunidade tem acesso ao detalhamento das emendas recebidas, com categorias, valores totais destinados, valores executados e gráficos com a evolução desses recursos.
Esses são apenas alguns exemplos dos mais de 20 painéis disponíveis na plataforma.
O propósito do sistema se sustenta em três pilares fundamentais: governança federada, com um modelo de gestão colaborativo que envolve os setores que produzem os dados, garantindo mais qualidade e agilidade no fornecimento das informações; democratização dos dados, por meio da oferta de informações confiáveis; e cultura orientada por evidências, por ser uma ferramenta para a cultura de análise, investigação e planejamento estratégico, baseada em dados concretos.
A iniciativa está alinhada com a missão e a visão da UFPB de ser uma instituição inovadora, socialmente comprometida e referência em excelência. Ao fornecer uma espécie de "raio-x" claro e atualizado da universidade, o SIGov fortalece a transparência, permite a otimização da alocação de recursos públicos e apoia o planejamento de ações que impactam diretamente a atividade fim da UFPB.
Segundo o Coordenador de Informação (Codeinfo-PROPLAN), Aléssio Almeida, a plataforma é um marco para a instituição. "O SIGov representa o compromisso da gestão com uma universidade cada vez mais moderna, eficiente e transparente. Estamos entregando à comunidade acadêmica e à sociedade uma ferramenta poderosa de accountability, que nos permitirá tomar decisões mais inteligentes e qualificadas para o futuro da UFPB", afirma.
A proposta é que o SIGov seja uma ferramenta em constante aprimoramento. Novos painéis serão adicionados, funcionalidades serão expandidas e os dados serão continuamente revisados para garantir sua precisão e relevância. A comunidade e os usuários podem realizar sugestões para guiar a evolução do sistema por meio do e-mail codeinfo@proplan.ufpb.br.
"Lançamos uma base sólida e extremamente funcional, mas este é apenas o começo de um ciclo contínuo de desenvolvimento", explica o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Anielson Barbosa. "A plataforma foi projetada para evoluir. O feedback dos usuários e as novas necessidades da gestão irão guiar a expansão e o aprimoramento dos painéis, garantindo que o SIGov se mantenha sempre relevante e estratégico para a universidade", conclui.
A comunidade acadêmica e a sociedade podem acessar o sistema e conhecer os painéis de dados a partir do endereço: sigov.ufpb.br.
Texto: Elidiane Poquiviqui com informações da Proplan