Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança sistema de monitoramento acadêmico para cursos de graduação
conteúdo

Notícias

UFPB lança sistema de monitoramento acadêmico para cursos de graduação

publicado: 03/09/2025 11h43, última modificação: 03/09/2025 11h43
Ferramenta de gestão é destinada a coordenadores de curso, chefes de departamento, diretores de centro e pró-reitores

UFPB lança sistema de monitoramento acadêmico para cursos de graduação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, nesta semana, o Sistema Integrado de Gestão e Monitoramento Acadêmico (Sigma), ferramenta que vai permitir aos gestores da instituição o acompanhamento do desempenho dos estudantes de graduação.

O sistema foi desenvolvido por uma equipe formada por membros da Gerência de Inteligência Institucional da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Laboratório de Gestão & Inteligência de Dados (Lagid), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Foi essa mesma equipe que desenvolveu também o projeto EcoGrad, que conquistou, em 2024, um prêmio nacional de inovação em gestão universitária. 

O projeto de implementação do novo sistema foi conduzido pelo professor Jorge Dias, coordenador do Observatório de Dados da Graduação da PRG. Com foco na melhoria da gestão da graduação, o Sigma é um sistema de Business Inteligence (BI) que integra diversas bases diferentes, reunindo informações que estão dispersas no Sigaa, por exemplo, permitindo  uma visão integrada sobre o aluno ou sobre o curso, explicou o professor.

Ainda segundo o coordenador do Observatório, o sistema de inteligência de dados foi criado para atender uma demanda da Pró-Reitoria de Graduação, que não dispunha, até o momento, de uma ferramenta de gestão para acompanhamento dos alunos pelos coordenadores de curso.

“Não havia uma ferramenta que conseguisse, de forma ágil, identificar os problemas que os alunos estão enfrentando na graduação. Então, a gente desenvolveu esse sistema e ele consegue, por exemplo, ver os alunos que estão em risco de evasão ou disciplinas que mais reprovam e nas quais há mais trancamentos”, informou Jorge.

A PRG está realizando o cadastramento dos usuários que terão acesso ao sistema – somente gestores – e a previsão é de que até o final desta semana a nova ferramenta esteja disponível para utilização. 

Mais informações sobre o Sigma podem ser obtidas pelo e-mail do Observatório de Dados da Graduação (odg.prg@academico.ufpb.br).

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB