Notícias
UFPB realiza a VI Plenária de Mulheres no dia 11 de dezembro
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na UFPB (CoMu), promoverá a VI Plenária de Mulheres da UFPB no dia 11 de dezembro das 9h às 18h, no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) no Campus I da Instituição. Esta edição tem como tema: VI Plenária de Mulheres da UFPB: Invisibilidade e banalização da violência contra as mulheres na universidade.
As interessadas poderão realizar sua inscrição, até o dia 10 de dezembro, através do SigEventos para ter acesso ao evento gratuitamente. A plenária reunirá mulheres que trabalham, estudam e convivem na UFPB para discutir o cenário de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres com base no resultado do relatório do CoMu.
O encontro tem como objetivo debater as expressões das diversas formas de violência contra as mulheres e sua materialização no cotidiano de estudantes e servidoras, além de homologar e eleger as conselheiras do Conselho Gestor do CoMu para o biênio 2025-2026. Abordando temas essenciais como o instrumento institucional e político no enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB, a invisibilidade e banalização da violência contra as mulheres e a importância da articulação em rede para as mulheres em situação de violência, o evento contará com uma programação durante todo o dia.
Para a Vice-Coordenadora da CoMu, Nívia Pereira, a plenária será um momento de fortalecimento e de integração das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
“A Comu só pode ser fortalecida com a participação de todas nós e a plenária cumpre com essa função de articulação através da participação da comunidade acadêmica. Estamos todas atentas e prontas para combater todos os tipos de violência contra as mulheres na UFPB", ressaltou Nívia Pereira.
Eleição
Nesse mesmo dia, ocorrerá a eleição através do SigEleição para a nova coordenação da CoMu. O processo eleitoral será realizado no horário das 10h às 17h, e todas as mulheres que estiverem com vínculo ativo na instituição podem votar, independentemente de estarem ou não no evento.
O evento marca o encerramento da atual gestão do comitê e eleição da nova coordenação, e ao final da plenária, ocorrerá a divulgação do resultado da eleição. A chapa vencedora será a que obtiver o maior número de votos absolutos. Em caso de empate, será eleita a candidata titular com maior idade.
Para mais informações sobre a programação, cronograma do evento e organizadores, acesse a página de inscrição, bem como o perfil do evento no Instagram.
* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Marcel Vieira
Imagem: Lookstudio/Freepik
Ascom/UFPB