Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > UFPB oferece oficina literária para jovens escritoras periféricas
conteúdo

Notícias

UFPB oferece oficina literária para jovens escritoras periféricas

publicado: 11/08/2025 10h03, última modificação: 11/08/2025 10h03
Atividade gratuita oferece formação literária on-line, com foco em valorizar vozes femininas das periferias

110820252.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Grupo Agreste PB, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais, está com inscrições abertas até 22 de agosto para o projeto de extensão “Jovens Escritoras Periféricas (Oficina Literária)”.

Idealizada pelo Grupo Agreste PB, a iniciativa tem como objetivo principal oferecer formação literária a jovens escritoras residentes em áreas periféricas, estimulando a criação e o fortalecimento de suas vozes na escrita.

A oficina é destinada a autoras com idade entre 17 e 30 anos e será realizada entre 4 e 27 de setembro, em formato remoto, com 12 encontros sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h30.

Para participar, as interessadas devem se identificar como jovens escritoras moradoras de periferia e preencher o formulário disponível aqui.

Assim como nas edições anteriores, a oficina será estruturada em três módulos:

  1. O circuito social da palavra – Voltado para registrar e mapear as palavras que habitam os espaços cotidianos da participante (bairro, quarteirão, rua, casa), criando um repertório que servirá como ponto de partida para os textos desenvolvidos ao longo da oficina.

  2. O manejo entre o social, a palavra e a iniciação textual – A partir do repertório elaborado no módulo anterior, o foco será aprimorar a seleção das palavras que melhor traduzem cada experiência social periférica, desenvolvendo-as em produções iniciais.

  3. Consciência do modo de dizer – Dedicado à imersão na linguagem própria de cada participante e à leitura crítica do território social por meio das palavras, culminando na finalização de um texto autoral como trabalho de conclusão da oficina.

Mais informações podem ser acessadas no site do Grupo Agreste-PB. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: agresteufpb@gmail.com.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB