Notícias
CARNAEVAL - Tradicional Festividade de Carnaval Promovida pelo NAE
Convidamos toda a comunidade acadêmica e também a comunidade externa ao CCHSA para participar de ação promoção de saúde sexual e reprodutiva, e, em parceria com equipe do Hemocentro-PB, de ação social de cadastro de doadores de medula óssea, a ser realizado no dia 19 de fevereiro, das 9h às 15h, em tenda localizada próximo à praça do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros - CAVN, no CCHSA/Campus III.
Lembramos que o cadastro de medula óssea é um procedimento simples e rápido, que pode ser a esperança de vida para alguém. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, mas o doador ideal (irmão compatível) só está presente em 25% das famílias brasileiras. Para os outros 75%, é necessário identificar doadores alternativos, muitos deles a partir de registros de doadores voluntários. Ao se tornar doador, você aumenta as chances de êxito nesta tarefa.
Para o cadastro, o doador em potencial deverá preencher um formulário, assinar um Termo de Consentimento e permitir a coleta de uma pequena quantidade de sangue. Além disso, é necessário:
- Apresentar documento de identidade
- Ter entre 18 e 55 anos de idade.
- Estar em bom estado geral de saúde.
- Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Para dúvidas e mais informações, a equipe do Hemocentro estará disponível durante a programação do evento.