LABORATÓRIO APÍCOLA
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
COLÉGIO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS”
CAMPUS III, BANANEIRAS - PB
LABORATÓRIO APÍCOLA
-
APRESENTAÇÃO
O Laboratório Apícola (LAP), criado em 21 de setembro de 1993 e inaugurado em 07 de fevereiro de 1994, fica localizado no Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” (CAVN), escola técnica vinculada ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus Universitário III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Ciência Animal (DCA) em Bananeiras - PB. Tem como objetivo atuar e orientar no desenvolvimento de estudos na área de criação de abelhas, com ênfase nos seus produtos, tais como: o mel, o pólen apícola, a própolis, a cera das abelhas e a apitoxina.
Os sistemas de produção apícola existentes são o fixo e a apicultura migratória. No primeiro as abelhas são mantidas em um apiário localizado em uma região específica de características de flora e clima semelhantes durante o ano inteiro, já na apicultura de criação migratória as abelhas são deslocadas para diversas regiões em função da época da florada principalmente de pomares e culturas agrícolas durante um determinado período do ano.
O Laboratório Apícola possui uma área total 225,64 m2 apresenta a seguinte estrutura física: na área interna localiza-se a oficina de carpintaria, Sala de beneficiamento de cera, sala de beneficiamento do mel e escritórios, já na área externa encontra-se o apiário e meliponário.
A produção, conservação e beneficiamento dos produtos das abelhas são fundamentados por regulamentos específicos para cada produto conforme a Instrução Normativa n° 11, de 20 de outubro de 2000, que aprovou os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade do Mel; da Apitoxina; da Cera de Abelhas; da Geléia Real; da Geléia Real Liofilizada; do Pólen Apícola; da Própolis e do Extrato de Própolis (BRASIL,2000).
Ainda em termos de legislação temos o Decreto n° 9.013 de 29 de março de 2017, dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal RIISPOA (BRASIL, 2017). Portaria nº 368/97 - MA, de 04 de setembro de 1997; Portaria MS n° 326 de 30 de junho de 1997; Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 275 de 21 de outubro de 2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Instrução Normativa MAPA - 05, de 14/02/2017; Legislação estadual da Paraíba: Lei Nº 11677 DE 04/05/2020, que dispõe sobre a Fiscalização, Produção e a Comercialização do Mel de Abelha Artesanal e seus derivados no âmbito do Estado, além de tratar de normas complementares acerca do selo ARTE.
O setor trabalha com espécies de abelhas africanizadas Apis mellifera e abelhas nativas sem ferrão, entres elas, a Uruçu Nordestina (melipona scutellaris). o termo apicultura é atribuído à criação de abelhas com ferrão e meliponicultura às sem ferrão. O laboratório Apícola é equipado com equipamentos para produção e processamento de mel e cera de abelhas africanizadas e meliponas.
2. OBJETIVOS DO LABORATÓRIO APÍCOLA
2.1. GERAL
- Produção de mel;
- Produção e processamento de cera de abelhas;
- Oferecer apoio técnico nas atividades teóricas e práticas;
- Desenvolver estágios técnicos e curriculares;
- Auxiliar nas atividades de pesquisas e extensão;
- Recepcionar instituições parceiras e visitantes;
- Atender o público externo (apicultores, meliponicultores, estudantes, pesquisadores etc).
- Disponibilizar o conhecimento técnico e científico aos discentes do CAVN – CCHSA – UFPB;
- Promover e agregar novas melhorias tecnológicas nas práticas de manejos com abelhas visando ser um pólo regional de referência nessa área específica;
- Desenvolver novas ferramentas pedagógicas que visem proporcionar o fortalecimento da cadeia produtiva do mel na região, diagnosticando os sistemas de produção existentes e incentivando o uso das boas práticas de fabricação dos produtos.
-
Atender o regimento interno dos laboratórios condizentes pela Resolução CCHSA COC nº. 01/2017, que aprovou o regimento dos Laboratórios do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Campus III da Universidade Federal da Paraíba e as diretrizes e as demandas de Ensino, Pesquisa e Extensão prescritas pelas Resoluções nº. 02/1996, nº. 09/1997 e nº. 76/1997, respectivamente.
5.1. ATIVIDADES FUNCIONAIS
- Realizar o manejo das colmeias;
- Manejo de colônias de abelhas meliponas;
- colheita e extração de mel;
- Processamento da cera de abelhas;
5.2. ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:
- Estudo e levantamento da flora apícola local e regional;
- Adoção de normas e regulamentos de controle de qualidade do mel e da cera de abelhas;
- Normas de segurança no trabalho apícola e na meliponicultura;
- Normas e legislação de criação de abelhas sem ferrão e comercialização de produtos da meliponicultura;
- Manejo visando o bem estar animal;
- Ferramentas agroecológicas de criação de abelhas visando atender a fisiologia e comportamento das abelhas.
- Apicultura (Técnico em Agropecuária);
- Criação de Abelhas (Bacharelado em Agroecologia);
- Cadeia de Produção do Mel (Bacharelado em Agroindústria);
- Apicultura (Licenciatura em Ciências Agrárias).
7. VISITAS TÉCNICAS
No Laboratório Apícola recebemos visitas técnicas de alunos, docentes, técnicos, pesquisadores, apicultores regionais, das quais, podemos destacar:
- Intercâmbio realizado com a Rede de Jovens Apicultores/as da Borborema sobre o beneficiamento e uso da cera alveolada por apicultores no semiárido paraibano em parceria com ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba);
- Curso Técnico em Agropecuária Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
8. AULAS PRÁTICAS, ESTÁGIOS, CURSO DE EXTENSÃO, MINICURSOS, E EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICAS
São realizadas aulas práticas, estágios supervisionados, cursos de extensão, minicursos e exposições tecnológicas (EXPOTEC), contemplando a formação técnica dos cursos técnicos do CAVN e de graduação do CCHSA, além dos editais de extensão da UFPB e eventos científicos.
- https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=11162;
- https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/pesquisadores-da-ufpb-criam-dispositivo-portatil-para-coleta-de-mel;
Links:
LAP: https://expoteccavnufpb.wixsite.com/expotec2020/labapicola;
YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=160ugeAc1do;
CAVN: https://www.youtube.com/watch?v=_ysfckgagYk;
Profa. Dra. MAURIZETE DA CRUZ SILVA
12. CONTATOS