Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Setores > Laboratórios > Laboratório de Agricultura
conteúdo

Laboratório de Agricultura

por Tarcisio publicado 15/05/2023 08h29, última modificação 15/05/2023 08h29

Laboratório de agricultura

 

Apresentação

 O Laboratório de Agricultura (LABAGRI) do CCHSA/UFPB é um importante instrumento de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao Departamento de Agricultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.

 

Objetivo

Nosso objetivo é manter as cadeias produtivas de interesse demonstrativo e prático às aulas de campo, bem como dar suporte às aulas de campo, aos estágios supervisionados, às atividades de pesquisa, às visitas técnicas e às atividades de extensão. Além disso, também é nossa missão apoiar os demais laboratórios vinculados ao Departamento de Agricultura nas atividades de produção vegetal.

 

Linhas de trabalho

O LABAGRI é estruturado por diversos sistemas de produção (olerícolas, fruteiras, ornamentais, culturas anuais, sistemas agroflorestais...) que dão apoio prático e pedagógico aos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, promovendo dinamicidade e didática em aulas práticas, bem como em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes juntamente com os discentes.

As práticas desenvolvidas no LABAGRI envolvem todos os processos da cadeia de produção, desde a produção de mudas, passando pelo preparo do solo, correção, adubação, irrigação, tratos culturais, manejo de pragas e doenças, colheita e pós-colheita. Assim, ofertamos aos discentes oportunidades de convivência prática com situações semelhantes às que serão enfrentadas no mercado de trabalho.

Figura 01.jpeg

Figura 1: Produção de feijão, girassol, manga e colheita de milho roxo

Linhas de pesquisa

Atualmente várias pesquisas são desenvolvidas nas dependências do Laboratório de Agricultura nas seguintes linhas: uso de bioestimulantes, uso de biorreguladores, racionamento de água, testagem de genótipos, adubação orgânica, produção sustentável de alimentos, manejo integrado de pragas, estresse hídrico e salino e propagação vegetal.

Figura 02.jpeg

Figura 2: Produção e colheita de olerícolas